O desafio:
Atrasos em expedições de lotes em razão da ausência de recursos humanos para verificação e monitoramento de falhas nas áreas.
A solução:
A solução adotada foi o desenvolvimento de um operador virtual, para controlar e notificar os responsáveis de forma automática, das ocorrências e falhas sinalizadas pelos sistemas SCADA das áreas das utilidades.
Para alcançarmos esse objetivo, desenvolvemos um sistema customizado, utilizando a tecnologia Microsoft C# DotNet Core, coletando diretamente as informações nos sistemas SCADA, nos seus específicos bancos de dados e historiadores, permitindo e realizando, portanto:
- O monitoramento autônomo, com aviso/notificação aos responsáveis das áreas, das ocorrências dos sistemas SCADA (alarmes e atividades críticas), com fluxo de mensagens por e-mail, SMS, Whatsapp e ligação telefônica;
- O reconhecimento de eventos na plataforma criada pela APTA;
- O envio automático de reports, formulários de avaliação, para avaliação de eventos críticos.
Os Resultados:
- Rastreabilidade das falhas ocorridas nos sistemas SCADA e do fluxo de análises de falhas;
- Melhor organização e registro para acompanhamento das ocorrências de falhas;
- Eficiência na notificação aos responsáveis pela operação;
- Maior eficiência nas comunicações com equipe de manutenção;
- Maior eficiência nas comunicações com responsáveis pelas análises de falhas;
- Redução do tempo de liberação dos lotes de produto;