O Desafio:
A proposta do projeto consiste na eliminação do manuseio na produção de produtos farmacêuticos em uma determinada área do processo produtivo de uma das maiores produtoras mundiais de medicamentos para diabetes.
A Solução:
Para alcançar o objetivo do projeto, foi necessário a instalação de novas máquinas que, consequentemente, demandou uma expansão e modernização nas áreas de utilidades industriais e utilidades clean na planta.
A APTA assumiu o pacote de automação da ampliação das utilidades, na modalidade turn-key, em escopos separados para as utilidades industriais e utilidades clean.
As áreas das utilidades industriais, que passaram por expansão, foram: plant steam, soft water, chilled water, PSS e geração de ar comprimido, e nas áreas das utilidades clean: WFI, clean steam e a distribuição de ar comprimido.
A APTA realizou o projeto de engenharia de automação em observância às melhores práticas observadas pelo GAMP5, no qual foram desenvolvidas as modificação e ampliações necessárias aos sistemas SCADA Industrial Utilities e Clean Utilities, a programação dos controladores programáveis, a elaboração dos projetos eletromecânicos dos painéis de controle além do pacote de documentação de engenharia, referente aos sistemas de automação.
Ainda, a APTA forneceu 7 novos painéis de controle e fez a montagem de infraestrutura eletromecânica e lançamento de cabos para interligação de 75 novos instrumentos, 11 novas bombas, 17 novas válvulas e 3 novos conjuntos de compressores e secadores de ar, que foram integrados ao sistema de ar comprimido existente no site
O Resultado:
Ganho de qualidade no produto.
As Tecnologias:
- Sistema de controle baseado em Controladores Programáveis Siemens família S7-1500 / S7-300;
- Sistema de Supervisão Proficy iFix;
- Sistema Historiador de dados Proficy Historian.